Fotos com educadores, escritores e afins

Icloc 2019



Com a professora Márcia Honora.





Estamos desenvolvendo nesse módulo do DUAL, de forma interdisciplinar, a análise de noticias sobre o legado olímpico Rio-2016. No dia 8 de Novembro, recebemos a psicóloga Márcia Almstrom, especialista em RH, para contar sua experiência na Manpower Group, empresa contratada pelo Comitê Olímpico. Márcia nos contou sobre alegrias, desafios, superações sobre o processo de recrutamento de profissionais temporários para esse grande evento. Promovemos também, no final do encontro, um momento para interação entre os alunos e a palestrante.



2o Webnar de Educação SENAC. Rica discussão sobre a BNCC.




Depois de um módulo de discussão nas disciplinas de Língua Portuguesa e Direito sobre inclusão no universo corporativo, recebemos o Sr. Caio Pereira, executivo da Bayer, para falar sobre cotas para PCD (Pessoa com deficiência). Foi uma oportunidade para refletir sobre o que é ser, verdadeiramente, inclusivo e lembrar que inclusão é mais do que acolhimento. É oportunidade de desenvolver habilidades e tornar invisíveis as deficiências que todos nós temos.




Formatura Faculdade Humboldt e Curso Profissionalizante Dual do Colégio Humboltd. Turma muito querida e especial. Sentiremos saudades!





Hoje tivemos a gravação de uma vídeoaula com a escritora Christiane Gribel, prêmio Jabuti de Literatura com o livro Histórias de um pequeno astronauta. Obrigada pela oportunidade do bate-papo e do registro para o curso.



Novos projetos EAD - vídeoaula sobre o curso de Língua Portuguesa EAD
06/09/2017

Momento de gravação da videoaula sobre o curso de Língua Portuguesa EAD.



Palestra com Nanette Konig
24/08/2017

Os alunos dos 8os Anos leram e discutiram o livro "O diário de Anne Frank" nas aulas de Português , no mês de Agosto . Como fechamento desse trabalho, recebemos, dia 24 de Agosto, a senhora Nanette Konig, colega de classe de Anne Frank no Liceu Judaico em Amsterdã, na década de 1940, e autora so livro "Eu sobrevivi ao holocausto", lançado recentemente. Foi um bate-papo enriquecedor para os alunos e envolvidos.



Palestra no Dual sobre reforma trabalhista
02/06/2017

Considerando o momento politico em que estamos vivendo no país, na aula de Língua Portuguesa, no dia primeiro de Junho de 2017, os alunos do DUAL assistiram uma palestra sobre Reforma Trabalhista e interagiram com pergunta e discussão.
Foi uma oportunidade para ouvir argumentos de especialistas com visões contrárias sobre a Reforma Trabalhista e se preparar para uma avaliação de redação sobre a mesma temática.
O Colégio Humboldt agradece aos professores Lincoln Marcellos (FATEC) e Sylvia Xavier (Colégio Santa Cruz) pelo momento enriquecedor para os alunos desse curso, não só porque são estudantes do DUAL e já estão , de certa forma, no mercado de trabalho, mas principalmente porque são cidadãos



Formatura do Dual e lançamento do livro "Mundos Espelhados - Diálogos Brasil-Alemanha" feito pelos alunos , sob minha orientação. Dia cheio de emoções!





Dia Especial: pela manhã, visita à semana de leitura do Centro Universitário Senac e à tarde, oficina literária ( livros FUVEST e UNICAMP ) no Colégio Humboldt.








Palestra com professor Clóvis, na casa do Saber.




De 16 a 20 de Janeiro, um grupo de dez professores do Colégio Humboldt participou do curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem aplicáveis à Educação Básica e ao Ensino Superior, promovido pela Escola de Economia de São Paulo/FGV. Além do contato com professores de diversas instituições de ensino de todo o Brasil, os professores do Colégio Humboldt tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre este importante tema, mobilizador de um novo conceito de trabalho e de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.







Há seis anos, conseguimos "eleger" um vereador-mirim no concurso Parlamento Jovem. O aluno eleito tem uma vivência como parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo. Este concurso é uma iniciativa da Câmara que convida escolas de toda a cidade de São Paulo a participar com projetos de lei com possíveis soluções para a cidade.




Dia (06 de Setembro) de visita ilustre no Colégio Humboltd: banda de rock alemã Scorpions! Foto com Klaus Meine, Mathias Jabs, Pawel Maciwoda e dois alunos que fizeram a apresentação de abertura. Debate em alemão e em inglês. Mensagem sintetizadora: precisamos de muitos "Winds of chance", para que novas mudanças promovam o fim do terrorismo. Agradecimento ao meu amigo, coordenador de Música do colégio, Mauricio Castiglioni dos Anjos. Mais um feito que o Humboltd nos proporciona!!!



Tarde no aeroporto de Congonhas com grupo de doutorado e Professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra.




Dois momentos das Olimpíadas no Rio-2016: sozinha com tocha e pequeno grupo docente com o atleta Martin Schaefer, da equipe brasileira de Hugby. Ex-aluno do Colégio Humboldt. Rio 2016.
 


Evento com Gabriel Chalita. Mediação feita pela minha amiga Marisa Neves. Encontro importante pelas coisas que ele escreve sobre educação e filosofia.




Término do curso em Londres. Celebrando o certificado.



Palestra sobre Educação Digital com Dra. Camila. Enriquecedor, para mim e para os alunos, ter a oportunidade de ouvir de uma perita no assunto sobre princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet. O "Marco Civil da Internet" e a "privacidade" foram o norte da discussão. E também o que as redes sociais, que não nos cobram nada pelo serviço, ganham com isso. Eles ganham indiretamente com o nosso perfil, na sugestão de propagandas direcionadas. Quem nunca entrou numa rede social e encontrou propagandas do que, dias antes, estava procurando? Mas vale muito mais que isso! Pelos milhões de acessos e de usuários. Hoje quem detém o poder da informação (não necessariamente conhecimento) e conexão é quem tem o poder nas mãos.




Equipe de Língua Portuguesa em treinamento: lousa digital; critérios para correção de redação; competências e habilidades. Em 18 de Junho de 2016.




16 de Junho de 2016
Desde que a Tocha Olímpica saiu de Atenas, temos acompanhado um frisson nas mídias: giro pelas cidades, interdições, comboios, condução, revezamento. Uma verdadeira jornada do símbolo olímpico! Hoje, uma condutora do objeto, mãe de uma coleguinha da minha filha, permitiu que a tocha fosse levada ao colégio, para mostrar aos alunos. Que gesto bacana! Uma obra de arte para marcar as Olimpíadas. Uma recordação histórica!





Os alunos leram e discutiram o livro O DIÁRIO DE ANNE FRANK nas aulas de português, nos meses de Abril e Maio. Como fechamento desse trabalho, recebemos no dia 02 de Junho, a Senhora Nanette Konig, coleguinha de classe de Anne Frank no Liceu Judaico em Amsterdã, na década de 1940, e autora do livro EU SOBREVIVI AO HOLOCAUSTO, lançado recentemente. Foi um bate-papo enriquecedor para os alunos e envolvidos.






VIII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula em 14 de Maio de 2016.
Apresentação "Mundos espelhados" com Giulia Sartori.
Encontro com amigos queridos Marcelo Milani, Ivete Irene dos Santos, Emmanuel.















Inauguração da brinquedoteca no Centro Universitário Senac - Santo Amaro. Momento de contação de histórias, de bate-papo sobre leitura, brinquedo e, principalmente, inclusão. Com alunos da Pedagogia e da Educação Física.




Hoje, 19 de Abril de 2016, em passeio informal na Avenida Paulista, um encontro agradável com
o ator de cinema, teatro e novela Guilherme Weber, autor e diretor brasileiro.




Após debate sobre bullying nas aulas de Língua Portuguesa e nos encontros com a psicóloga Karin Kenzler, recebemos a escritora Eliana Martins, autora do livro Jogo Duro. Foi um encontro agradável em nosso teatro, para um bate-papo com os alunos dos oitavos anos. Um momento para os alunos ouvirem a autora da história de Nildo, protagonista do enredo, vítima de bullying. Além da palestra, os alunos tiraram foto com a escritora e tiveram seus livros autografados.



"Deixei as palestras no YouTube e fui assistir uma ao vivo. Espero que esta foto com o professor Leandro Karnal estimule meus alunos a irem atrás das pessoas que admiram, num mundo onde, as vezes, falta inspiração. Sinagoga Ohel Yaacov."





Seminário sobre inclusão no Colégio Humboldt, dia 19 de Março de 2016, com a Palestrante Andrea, do Colégio Alemão Corcovado (RJ).






"No dia 28 de Fevereiro, tivemos a honra de receber o palestrante Luiz Hanns, que palestrou sobre a 'Arte de dar limites'. Título que nomeia sua última obra. Dentre várias falas interessantes, a que mais me chamou a atenção, foi: em todas as relações humanas, existe uma relação de poder, que vem precedido por regras. Muito instigante."





Dia 15 de Outubro de 2015
Evento: Professores: construtores da paz - Câmara Municipal de São Paulo
Com a Contadora de histórias Andrea de Souza
Com o Dom Carlos Lema Garcia



 



Manhã muito especial, encontrei duas pessoas que admiro muito. O Professor Mario Sérgio Cortella e a Professora Maria Carolina Carneiro, um por ser famoso e divulgador da filosofia e outra porque é muito importante naquilo que faz, e que muitos alunos e colegas têm a chance de conhecer e conviver (UNASP).







Tarde muito agradável com minha amiga Ivete Irene Santos, na palestra "Aprendendo em 
Comunidade" com o Professor José Pacheco. Exemplos maravilhosos da Escola da Ponte 
e Projeto Âncora. Hoje voltamos no tempo e esquecemos os problemas atuais. 
Lembramos de onde viemos e por que nos tornamos professoras e pesquisadoras. 
Para terminar, uma foto de presente. Abençoada!!!




















  







É um prazer encontrar pessoas que conheço há tanto tempo e sempre admirei pelo trabalho. Vocês foram por diversas vezes fontes de inspiração para mim. Tenho muito orgulho de tê-las como amigas. Com Rosana Maria Bretas e Marcia Cristina Toledo.













Com Nanette Konig, Ademir Caitano Alves e Ivete Irene Santos.

"No início do ano de 2015, lemos e discutimos com os alunos o livro O diário de Anne Frank.
Foi uma oportunidade dos leitores discutirem e conhecerem do ponto de vista literário a
Alemanha e Holanda na época da Segunda Guerra Mundial. Como fechamento desse
trabalho, fizemos o convite a Sra. Nanette Konig, uma personagem do livro, citada logo
no início como E.S., que aceitou-o muito simpaticamente e veio ao Colégio no dia 16 de
junho de 2015, compartilhar conosco a sua vivência no Campo de Concentração,
e sua experiência como palestrante ao longo de todos esses anos. Por meio dos livros,
já imaginávamos um pouco da luta dos judeus, mas nada como saber da história pela
ótica de quem a vivenciou."



 


























Manhã especial. Em tempo de tanto sedentarismo, ter a oportunidade de estar com Educador físico Edi, que participará como voluntário num importante evento: nas Olimpíadas 2016. Aprendi algumas coisas sobre ginástica artística. Que interessante. Passei a admirar ainda mais o esporte da minha filha.
 













Encontro com Jack Brandão, autor do livro Douglas e o livro de luz. Uma palestra enriquecedora para os alunos do Colégio Humboldt.





















Na festa de São Pancrácio com Dom Fernando Antônio Figueiredo.














Centro Cultural São Paulo. Encontro para um breve bate-papo com Galeno Amorin sobre projetos de leitura. Que honra! Um ícone da leitura no Brasil. Foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Um dos maiores especialistas em políticas públicas do livro e da leitura. Responsável pelo Observatório do livro e da leitura.






Em uma comunidade ribeirinha, Flutuante da Comunidade do Acajatuba - AM,  férias de Julho de 2013,   um encontro inesperado com Chico Pinheiro.





25 de Novembro: Lançamento do meu livro: "Professor uma imagem esfacelada?" publicado pela Editora Lumen et Virtus.
Amigos muito especiais: Maurício, Ivete, Rossana, Cláudio Risck, Fig, Lindalva, Edna, Raquel,  Marisa, Everton.





 


 


 


 



 


 



 



 


Dia muito especial. Um encontro e um breve bate-papo com Rodrigo Faro. Lembrança da minha adolescência,  época em que eu era fã do Grupo Dominó.

 


  •  Visita da escritora Tânia Martinelli ao Colégio Humboldt. Enriquecendo o trabalho dos alunos do 8º ano sobre o livro "A vida no escuro"








  • Registros de Viagem





  • Professora Elisa Guimarães




  • Professor Frédéric Saujat




  • Vilmar Pedro Votre - Ex diretor da FCI - Faculdade de computação e informática - Universidade Presbiteriana Mackenzie / Dia da defesa da dissertação do mestrado




  • Jean-Paul Bronckart




  • Professora Beth Brait




  • Escritor Ivan Angelo 



  • Escritor Moacyr Scliar




  • Professora Maria Zélia Borges






  • Com o escritor Amyr Klink e amiga Iara






  • Com Professor Fiorin 



                                               

  •  Com Professora Neusinha (Neusa Maria Oliveira Bastos) 


  • Com Professora Marlise Vaz Bridi



  •  Com Professor Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras) 





  •  Com minha orientadora de doutorado Professora Dra. Anna Rachel Machado (PUC - SP)



  •  Com banca de doutorado Professora Dra. Anna Rachel Machado, Professora Dra. Ana Luiza Marcondes Garcia, Professor Dr. Antônio Paulo Berber Sardinha, Professora Dra Maria Inês Batista Campos, Professora Dra. Tânia Maria da Frota Mattos Mazzillo.




  • Com Mauricio de Souza






  • Thalita Rebouças








Nenhum comentário:

Postar um comentário